DESINVESTIMENTO e Gestão de Ativos implementado no segmento de

ALIMENTOS e BEBIDAS

INSIGHT_DESINVESTIMENTO_BEBIDAS.jpg

NEGÓCIO


DESINVESTIMENTO e Gestão de Ativos implementado no segmento de ALIMENTOS e BEBIDAS.

 

PROJETO

 

Desenvolver e estruturar a ações de DESINVESTIMENTO e Gestão de Ativos após o processo de FUSÃO de empresas brasileiras, líderes no segmento onde atuam, com operações no mercado nacional e em vários outros países da América Latina.

 

DESENVOLVIMENTO


Em um determinado momento, empresas líderes no segmento decidiram sobre a FUSÃO das suas operações. Em consequência vários ativos se tornaram redundantes ou desnecessários, seja operacionalmente (ex: 2 fábricas na mesma região com capacidade produtiva excedente) ou economicamente.

Diante das novas condições, alguns dos objetivos das empresas, tiveram que ser redesenhados quase que instantaneamente.
Por exemplo, DESINVESTIR e Gerenciar a otimização e uso dos ativos a fim de possibilitar de imediato uma importante redução de custos de produção e distribuição de produtos, passou a ser tão importante quanto o desenvolvimento de estratégias de mercado, volumes de vendas e distribuição. Marco de um novo e importante momento nas empresas.

 

A primeira medida foi criar uma equipe de profissionais experientes e com dedicação exclusiva ao projeto para desenvolver e apresentar um Modelo Completo e Estruturado para tratar o assunto DESINVESTIMENTO e Gestão de Ativos que certamente seriam disponibilizados em mais de 40 Unidades instaladas no Brasil e em outros países da AL, com diferentes necessidades e destinações, porém dentro de mesmos critérios e com políticas bem definidas.

ENTREGÁVEIS

 

Definição e implementação de importantes diretrizes para o assunto:


1 - A preservação das características e as vantagens competitivas das empresas no mercado onde atuam. Não favorecer a concorrência;
2 - O fortalecimento das barreiras para novos entrantes;
3 - Mandatório a geração de resultados positivos para a nova Organização com tratativa assertiva e adequada sobre "o que", "como" e "quando"    DESINVESTIR.
4 - Identificação e classificação quanto à destinação dos ativos existentes após a fusão.
5 - Identificação das oportunidades de DESINVESTIMENTO (venda de ativos), transferência internas, reciclagem ou sucateamento de ativos.
6 - Efetivação das oportunidades identificadas

RESULTADOS


Os benefícios capturados com o DESINVESTIMENTO e Gestão dos Ativos foram enormes, tornando possível a execução de projetos de melhorias técnicas, de processos produtivos, de qualidade de produtos, além de importantes práticas na gestão das Unidades Industriais e de Distribuição de Produtos com irrelevantes investimentos, porém com relevantes resultados e ganhos expressivos apontados nos indicadores econômicos e financeiros da nova empresa.