Identidade Organizacional

INSIGHT_gente_e_gestao.jpg

Criando Novos Fundamentos

Um foco maior e uma nova visão sobre a Identidade Organizacional são fundamentais neste momento que buscamos acelerar a adaptação ao mundo pós-pandemia, fazendo com que a organização mantenha, ou expanda, sua trajetória de sucesso.

 

O PRIMEIRO PASSO: REVISAR A IDENTIDADE ORGANIZACIONAL (IO)

 

A IO, incluindo o propósito, a visão e os valores da empresa, representa o norte para todos na organização. Revisá-la à luz das novas realidades, e adaptar gestão e estratégia ao “mundo novo”, é medida obrigatória para líderes modernos, que entendem a responsabilidade da empresa perante os diversos stakeholders. Dependendo da intensidade e da abrangência das mudanças que ocorrerão, a IO exemplar de hoje pode rapidamente se tornar incompleta ou superada.

MUDANÇAS PROVÁVEIS NO MUNDO PÓS-PANDEMIA 

  • Maior humanização nos processos de gestão de pessoas

  • Expansão da transformação digital nas empresas

  • Expectativa de atuação mais efetiva das empresas nas questões sociais

 

Essas mudanças (e outras associadas à pandemia) terão impacto na gestão da empresa, nos contextos externos que afetam a empresa (social, econômico e político) e nas expectativas dos stakeholders (acionistas, clientes, funcionários, parceiros, comunidade e sociedade).

 

OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DE UMA IDENTIDADE ORGANIZACIONAL (IO) APLICADA NO DIA A DIA DA EMPRESA 

  • Comunica a direção a seguir

  • Inspira e orienta comportamentos e decisões, sejam rotineiras ou estratégicas

  • Cria vínculo entre o funcionário e a organização e entre os funcionários

  • Facilita o alinhamento entre as diversas áreas da organização

  • Estimula o orgulho de pertencer

  • Distingue a empresa no mercado

 

Isso tudo contribui decisivamente para o sucesso da empresa, qualquer que seja o resultado considerado e fortalece a perspectiva de perenidade da organização.

Exatamente por reconhecer esses benefícios, recomendamos que a IO seja atualizada de modo a incorporar os contextos do mundo pós-pandemia. Uma atualização da IO muito provavelmente implicará mudanças na cultura interna e no modelo de competências de liderança, pois esses três elementos, IO/Cultura/Liderança, formam o alicerce do sucesso da empresa.

 

A DMS Partners apoia a transformação de pequenas e médias empresas para geração de negócios e uma gestão ágil e direcionada para o sucesso, com foco nas áreas de gestão, performance e operações de M&A (Fusões e Aquisições).