MENTORIA EM GESTÃO DE PESSOAS

CASE MENTORIA EM GESTÃO DE PESSOAS.jpg

MENTORIA EM GESTÃO DE PESSOAS

 

 

NEGÓCIO

 

  • A empresa: Uma HR Tech startup

  • O foco: Mentoria em Gestão de Pessoas

  • O grupo envolvido: Sócios responsáveis pela gestão da empresa

 

 

PROJETO

 

Em seu terceiro ano de existência, encontrava-se a empresa em situação de risco. Alto turnover, baixo engajamento, dispersão no foco e questionamentos internos eram indicadores claros de que as equipes estavam insatisfeitas com a liderança e o impacto negativo desses indicadores nos resultados poderia levar ao fechamento da empresa.

 

Diante dessa situação de crise, tornou-se necessária a saída de alguns líderes e, consequentemente, a reorganização da estrutura administrativa. No novo contexto, coube a três sócios, jovens empreendedores e idealistas, a responsabilidade de conduzir um processo de forte mudança na gestão. Nesse processo, os objetivos eram: restabelecer a saúde da organização e conduzi-la a um patamar de resultados expressivos, metas muito desafiadoras mas factíveis dentro das condições que a economia em geral e o mercado específico proporcionavam.  

 

DESENVOLVIMENTO

 

No plano definido para revitalizar a empresa, decidiram os sócios que o primeiro passo seria construir a Identidade Organizacional (conjunto de propósito, missão, visão e valores). Concluída essa etapa, entenderam eles que necessitavam fortalecer suas competências em Gestão de Pessoas para poder otimizar a performance das equipes e engajá-las na realização do propósito e das metas da organização.

 

Nesse contexto, fomos solicitados a apoiar os sócios responsáveis pela gestão, o que fizemos com uma discussão inicial sobre princípios essenciais na Gestão de Pessoas, seguida por sessões quinzenais de Mentoria abordando, principalmente, os aspectos de contratação, desenvolvimento e engajamento das equipes.

 

ENTREGÁVEIS

 

1 - Elaboração e discussão de um material conceitual descrevendo Princípios e Ações para Gestão de Pessoas, com os seguintes tópicos: 

  • Os objetivos básicos da Gestão de Pessoas

  • A responsabilidade do liderado pelo desenvolvimento profissional

  • A nobreza no papel do líder

  • A importância, para a autoestima, de se ter um emprego, um trabalho

  • Feedback

 

2 - Condução de sessões quinzenais de Mentoria para os três sócios, com o objetivo principal de desenvolver neles uma forte competência em Gestão de Pessoas.

 

RESULTADOS

 

O trabalho dos líderes tem sido muito bem-sucedido e lhes permitiu retomar o controle da organização, garantindo o foco e o engajamento de todos, objetivo mais desafiador ainda no ambiente virtual que a pandemia impôs à grande maioria das empresas. Melhoraram, também, a comunicação (interna e externa), a qualidade de contratação e a capacidade de retenção. Com essa combinação de fatores positivos, os resultados têm se fortalecido continuamente e elevaram a reputação da empresa no mercado de HR Techs.

 

Em suma, a confirmação da importância fundamental de uma boa Gestão de Pessoas para o sucesso das empresas, de qualquer setor, de qualquer tamanho, em qualquer lugar.