top of page
Buscar

O IMPACTO DO PLÁSTICO NO PLANETA – Parte 2


Beatriz SIgaud – Sócia Senior da DMS PARTNERS


No Post anterior, comentamos sobre os diversos impactos causados pelo plástico, entre eles os riscos ambientais e os riscos para a saúde humana. O Plástico, se não tiver um destino correto, pode permanecer por até 400 anos no. solo ou no oceano.


Neste, vamos trazer algumas iniciativas de empresas e ONGs que ajudam a diminuir o impacto do plástico no meio ambiente. Seguem alguns exemplos:


NATURAL ONE


A Natural One, empresa brasileira produtora de sucos, desenvolveu uma embalagem feita com PET PCR. Essa é uma resina reciclada após o consumo, fabricada a partir do plástico utilizado e descartado. Com investimento de R$ 2,4 milhões, eles se tornaram primeira empresa brasileira de sucos a usar embalagem de plástico 100% reciclado.


COCA-COLA


A Coca-Cola se tornou a maior poluidora de plástico do mundo, com cerca de 3 milhões de toneladas de embalagens plásticas no mundo todo a cada ano, o equivalente a cerca de 88 bilhões de garrafas por ano ou 167 mil garrafas por minuto.


A Swire Coca-Cola, parceira da empresa em Hong Kong, está ajudando a construir a primeira fábrica de reciclagem de garrafas da cidade. É uma das iniciativas de reciclagem mais importantes de um dos parceiros da Coca-Cola e pode abrir caminho para empreendimentos mais sustentáveis na China. A intenção é capturar a maior parte das 5 milhões de garrafas plásticas consumidas por dia.


AMBEV


A maior cervejaria do Brasil tem investido em novas tecnologias, através de parcerias com startups, universidades, ONGs e cooperativas de reciclagem para achar soluções para neutralizar a poluição plástica gerada pelos seus negócios. Já estabeleceu a meta de, até 2025, acabar com 100% da poluição plástica das suas embalagens primárias

(que envolvem os produtos líquidos) e secundárias, usadas para facilitar o transporte das primárias (packs).


BRASKEM


A Braskem é uma empresa brasileira líder de mercado na produção de biopolímeros em escala industrial. Em 2022 ela inaugurou um hub de inovação em SP para promover melhorias em toda a jornada de embalagens (do design ao pós-consumo). O Cazoolo foi considerado o 1º Centro de Desenvolvimento de Embalagens para Economia Circular

do Brasil.


Até 2030, a empresa tem a meta de eliminar 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos e de produzir até 1 milhão de toneladas de produtos utilizando plástico reciclado.


Para o cumprir esses objetivos, a Braskem anunciou, no primeiro semestre de 2022, o investimento de R$ 44 milhões para o início da construção da primeira fábrica de reciclagem avançada no Brasil. A unidade terá capacidade de produzir seis mil toneladas de resinas recicladas por ano.


A reciclagem avançada complementa a reciclagem mecânica, que tem sido usada como modelo padrão da reciclagem nos últimos 30 anos. A reciclagem avançada permite expandir os tipos de plásticos passíveis de serem reciclados, mas sua a capacidade ainda é limitada. As tecnologias utilizadas para a reciclagem avançada ainda estão

em desenvolvimento e não ganharam escala até o momento.


OCEAN CLEAN UP


A empresa Ocean Cleanup, ONG internacional que desenvolve soluções para retirar os plásticos dos oceanos e dar um tratamento adequado para eles, removeu, em julho de 2022, os primeiros 100.000 kg da grande mancha de lixo do oceano pacífico. Eles têm o objetivo de limpar 90% da poluição plástica flutuante do oceano.


No próximo Post, vamos falar sobre algumas soluções estão sendo implementadas pelo mundo para dirimir o problema do uso intensivo do plástico e seu descarte.



Referências:


NEWS, BBC. Documentário: O Mito da Reciclagem, 2022. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=JbjlyC_r0Nw.


PENG, Zhou; SIMONS, Theo Jan; WALLACH, Jeremy; YOUNGMAN, Adam. Advanced recycling: Opportunities for growth. McKindey & Company, 2022. Disponível em: https://www.mckinsey.com/industries/chemicals/our-insights/advanced-recycling-opportunities-for-growth.


REDAÇÃO - BRASKEM inaugura o 1º Centro de Desenvolvimento de Embalagens para Economia Circular do Brasil

www.braskem.com.br/detalhe-noticia/braskem-inaugura-o-1-centro-de-desenvolvimento-de-embalagens-para-economia-circular-do-brasil


REDAÇÃO - como a NATURAL ONE vai trocar todas as embalagens de suco por plástico 100% reciclado.

https://netzero.projetodraft.com/natural-one-queremos-provar-que-e-possivel/

79 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Julius Goldfarb
Julius Goldfarb
Sep 26, 2023

A Humanidade tem um grande desafio pela frente ,a preservação do meio ambiente e da vida. Dispomos de progresso científico ,tecnologia , capacidade operacional e recursos. Falta determinação e responsabilidade. Estamos muito atrasados e ainda com ações muito limitadas .

Like
bottom of page