Refinando a estratégia para Go to Market
Negócio
Empresa que oferece acessibilidade, com software proprietário, no segmento de prestação de serviços para condomínios comerciais e/ou residenciais, através de uma plataforma com uma pegada multifuncional e sustentável aos usuários. Promove segurança, mobilidade, autonomia, flexibilidade, privacidade e conveniência (User friendly).
Projeto
O objetivo inicial era avaliar o modelo de negócio sob o prisma de marketing e vendas. Uma vez realizado o diagnóstico, definimos uma estratégia de Go to Market com foco principal em Canais de Vendas e Marketing Digital.
Desenvolvimento
Foram identificados os principais pontos críticos e/ou gargalos do modelo de negócio, confrontados com o mercado-alvo e suas características de aquisição de novos produtos/serviços, e sugeridos modelos alternativos, buscando diminuir a fricção nas ações comerciais. Cumprida esta etapa, foram identificados os principais riscos iniciais do negócio e, através de ajustes no produto e na estratégia, chegou-se a uma modelagem com um grau de risco bastante reduzido. Uma vez consolidados os ajustes no modelo de negócio, foram desenvolvidos cenários para os canais de vendas e marketing digital, de forma personalizada para o cliente, tornando o modelo de negócio escalável nacionalmente.
Entregáveis
MultiChannel Sales Strategy (definição e formatação dos canais de vendas sugeridos)
Sales Operations Strategy (como operar este cenário de vendas multicanal)
Sales Funnel (funil de vendas personalizado e todos os seus processos correlatos)
Digital Marketing Strategy (sugestão de caminho a seguir apoiando as vendas consultivas)
Resultados
O modelo de negócio foi ajustado para aliviar as fricções comerciais que existiam inicialmente e para viabilizar o scale up nacional, através da replicação dos novos programas de parceiros formatados e da máquina de vendas do MVP. Os riscos iniciais foram reduzidos fortemente, sem perder o poder de ação direto sobre o mercado, resultando em um business model mais potente e eficiente.
Adicionalmente foi definida uma estratégia de marketing digital, com um bom custo benefício e de alto alcance, de maneira a ativar o público alvo com a mensagem certa, atraindo-o para um espaço de qualificação de leads, realimentando constantemente a máquina de vendas.