Return on Leadership (ROL)

INSIGHT_ROL.jpg

Return on Leadership (ROL)

PROPÓSITO E LIDERANÇA OTIMIZAM OS RESULTADOS DA EMPRESA OU ISSO É CONVERSA DE RH?  

INTRODUÇÃO


A resposta típica do profissional de RH a essa pergunta é um sim convicto, com base na nossa intuição, nossa experiência e em alguns dados, genéricos, de fontes respeitáveis.


Nosso evangelho tem tido relativo sucesso mas ainda há uma multidão no meio empresarial que dedica atenção protocolar, se alguma, para “essa conversa de RH sobre propósito, cultura, liderança”.


Edição recente da revista Fortune, que comentamos abaixo, trata dessa questão e, espero, abalará a convicção dos mais céticos. 
 

O tema em si não é novo mas a abordagem e o veículo que o apresenta justificam uma reflexão; para os líderes já convertidos, que os fortaleça no caminho escolhido, e, para os que ainda resistem, que os influencie na adesão a um conceito essencial para o êxito, pessoal e da organização.

ROL, UM NOVO ÍNDICE DE DESEMPENHO EMPRESARIAL 


A consultoria Indiggo (https://indiggo.ai) construiu uma métrica para calcular o ROL (Return on Leadership).  


Esse índice mede a performance de liderança da empresa dentro da perspectiva do “Capitalismo para Stakeholders”, através de avaliações em 4 categorias (incluindo 17 indicadores):


•     Conexão com o Propósito
•     Clareza Estratégica
•     Alinhamento da Liderança
•     Foco em ações para apoiar o Propósito

FORTUNE 500 - A PESQUISA ANUAL DA FORTUNE 


Os resultados da edição 2021 dessa tradicional pesquisa foram divulgados no início de junho. 


Juntamente com os resultados, divulgou a Fortune os índices de ROL calculados pela Indiggo para as 100 maiores empresas americanas na lista. Esta foi a primeira vez em que resultados ROL são divulgados com a pesquisa. 


São estas as cinco primeiras colocadas no critério ROL:


1.    Facebook
2.    Goldman Sachs Group
3.    Microsoft
4.    Johnson & Johnson
5.    HP 


INDICADORES FINANCEIROS DAS MAIS BEM AVALIADAS NO ROL 


Retorno financeiro para acionistas num período de 3 anos

O ROL das 25 empresas com melhor resultado na lista é TRÊS vezes superior ao das últimas 25 empresas. 


Crescimento de receita num período de 3 anos
O ROL das 25 empresas com melhor resultado na lista é SETE vezes superior ao das últimas 25 empresas.

 

Comparação entre EBTIDAs (por empregado)
O ROL das 25 empresas com melhor resultado na lista é CINCO vezes superior ao das últimas 25 empresas. 


Como destaca a Fortune, as empresas bem-sucedidas conseguem conectar o trabalho e a estratégia a um propósito maior, a algo que torna os empregados mais satisfeitos e, consequentemente, mais produtivos.

PRODUTOS DA DMS PARTNERS QUE PODEM AJUDAR A SUA EMPRESA NESSA JORNADA


Identidade Organizacional, que define um norte para a empresa; um de seus componentes principais é exatamente a criação de um propósito para a organização.


Programa de Desenvolvimento de Liderança, que destaca o papel dos líderes na institucionalização do propósito e dos valores definidos na Identidade Organizacional.


Mentoria Executiva, que tem muito a contribuir para executivos motivados a disseminar os benefícios de se definir um propósito para a organização.


Governança Corporativa, que, ao estabelecer relações entre sócios e agentes de gestão, pode ser a fonte dos princípios e práticas que valorizem propósito, liderança e cultura. 


Estes conceitos, quando bem utilizados, podem conduzir as empresas a resultados extraordinários, qualquer que seja o indicador considerado, inclusive o ROL.
 
Para quem se interessar por detalhes da matéria na Fortune:


https://fortune.com/2021/06/04/return-on-leadership-fortune-500-stakeholder-capitalism/?utm_source=email&utm_medium=newsletter&utm_campaign=ceo-daily&utm_content=2021060411am&tpcc=nlceodaily
 

https://indiggo.ai/rol-100/methodology/?tpcc=nlceodaily