top of page

O êxito sustentável no mundo pós-pandemia

O ÊXITO SUSTENTÁVEL NO MUNDO PÓS-PANDEMIAINSIGHTS
00:00 / 02:57

O ÊXITO SUSTENTÁVEL NO MUNDO PÓS-PANDEMIA

UM DIVISOR DE ÁGUAS NO HORIZONTE

 

CEOs, acionistas, donos e executivos de empresas estão diante de uma oportunidade que dificilmente se repetirá na história: Acelerar a adaptação da empresa ao “mundo novo” que deverá emergir no pós-pandemia, para que ela mantenha sua trajetória de sucesso.

 

O DEVER DE CASA FUNDAMENTAL: ORGANIZAR A NOVA JORNADA

É absolutamente necessário que os líderes façam uma reflexão sobre questões fundamentais para a continuidade do sucesso da empresa, tais como:

  • O que funcionou até hoje funcionará no “mundo novo”?

  • O que deverá mudar em nosso ecossistema? Com que intensidade, amplitude?

  • Quais serão os fatores vitais de sucesso no setor em que competimos?

 

CONTEXTOS EXTERNOS

Vários contextos externos têm impacto sobre a gestão: o político, o econômico, o social, etc. É essencial analisá-los neste momento de transição, identificar tendências (as óbvias e as ainda não formuladas), buscar insights. Exemplos:

  • Para onde vai o mercado (concorrência, consumidores, estratégias, produtos, etc.) e como poderei influir na criação de novos modelos?

  • Os consumidores vão realmente premiar as empresas que têm propósito convicto e o vinculam a objetivos gerais da sociedade?

  • Haverá movimentos voluntários ou pressões externas para que as empresas participem na solução de questões sociais prementes?

 

ADAPTAÇÕES, OU REVOLUÇÕES, NA ORGANIZAÇÃO

Os elementos internos, fator principal do sucesso empresarial, vão exigir adaptações ou mudanças radicais. A Identidade Organizacional (conjunto de propósito, visão, valores) já responde às realidades desse “mundo novo”? Se a Cultura precisa mudar, isso pode exigir novas competências para a Liderança da organização. E as diversas Estratégias, como serão afetadas?

 

RESULTADOS PARA TODOS OS STAKEHOLDERS

 

Um conceito que vem se fortalecendo nos últimos anos, o Stakeholder Capitalism, advoga que as empresas devem buscar resultados para um grupo amplo de stakeholders, incluindo, além do acionista, clientes, funcionários, parceiros de negócios, as comunidades e a sociedade como um todo.

Esse conceito deverá se solidificar no pós-pandemia e a empresa precisa definir a sua natureza: aderir já, espontaneamente, ou submeter-se, quando poderá ser tarde demais.

CONTE CONOSCO PARA AJUDÁ-LO NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA JORNADA DE SUCESSO!

bottom of page