top of page

O DNA DO SUCESSO

INSIGHT_LEAN_SOLUTIONS_O_DNA_DO_SUCESSO.

O DNA DO SUCESSO:

As pesquisas atuais identificam uma clara e bem-vinda mudança no mercado de trabalho: Salários e benefícios são importantes mas o DNA da empresa está se tornando cada vez mais um fator destacado na decisão de onde trabalhar. Isto vale para profissionais de uma maneira geral, mas é um sentimento mais forte nas novas gerações. Os profissionais de hoje perguntam, pesquisam...Qual a contribuição que a empresa traz para a sociedade, o que pensam dela os funcionários, os clientes, os parceiros?  
 

Esse DNA inclui, normalmente, o propósito da empresa, seus valores e a reputação que ela busca construir dentro de seu ecossistema. 

Por que um DNA vencedor é importante em qualquer organização?

  • Comunica a todos a direção a seguir, gerando foco no que é relevante

  • Inspira e orienta comportamentos e decisões, rotineiras ou estratégicas

  • Cria vínculo entre o funcionário e a organização e entre os funcionários 

  • Facilita o alinhamento entre as diversas áreas da organização

  • Estimula o orgulho de pertencer e engaja as pessoas 

  • Cria diferenciais no mercado

...TEM  IMPACTO ESPECIAL NAS STARTUPS


Nestes tempos em que a força da “marca empregadora” (Employer Branding) se torna elemento fundamental para atrair, engajar e reter funcionários, é essencial que as startups definam, desde o início, Propósito e Valores, componentes cruciais na estratégia de Employer Branding e fortemente demandados pelas novas gerações.

Como criar o DNA de sucesso?

Cabe aos líderes da startup definir os componentes e o conteúdo desse documento.  A prática predominante inclui:  

  • PROPÓSITO -   porque a empresa existe, a causa na qual ela se engaja 

  • VALORES - princípios que orientam a atuação da empresa e que fundamentam A cultura interna 

  • MISSÃO - os produtos/serviços feitos e os benefícios que oferecem

  • VISÃO - como ela deseja ser percebida pelos stakeholders

O conteúdo de cada elemento deve ser construído pelos líderes com base em reflexões conjuntas, preferencialmente conduzidas por facilitador externo, sobre:

  1.  os cenários atual e projetado dos negócios;

  2.  os contextos que impactam a gestão atual e futura da organização

  3.  as expectativas e aspirações de todas as partes interessadas (stakeholders).

Qual o benefício que a criação do DNA traz para as startups?

É esse DNA vencedor que: 

  • Fará a diferença no sucesso da empresa, qualquer que seja o resultado considerado  

  • Fortalecerá a perspectiva de perenidade da organização alinhada ao propósito definido

  • Atrairá talentos que se integrem ao propósito, reduzindo o turnover

  • Trará o reconhecimento do mercado sobre o propósito da organização

Como a DMS pode ajudar?

 

  • Profissionais com experiências vividas em áreas estratégicas de RH

  • Visão de mercado e de negócios para apoiar o crescimento da startup

  • Adaptação e flexibilidade aos temas demandados pelo momento da empresa

  • Equipe com comprovada experiencia e capacidade de aplicar ao seu contexto

Visão do Mercado

ARTIGO McKINSEY – 4/2/21

  
“...só através da criação de uma identidade coerente e completa podem as organizações prosperar na incerteza, contribuir para o mundo, entregar valor superior e criar significado para os funcionários.


https://www.mckinsey.com/business-functions/organization/our-insights/the-organization-blog/build-your-organizational-identity

 

A GERAÇÃO Z VALORIZA VALORES 


Pesquisa recente conduzida pela Lewis Research and Insights com 2.600 participantes de vários países, incluindo o Brasil,  mostra os seguintes resultados:


Para 66% dos participantes, os valores da empresa são o fator determinante na escolha de um empregador – Para 19%, é a liderança da empresa. 

 

Os três atributos mais valorizados num CEO são, pela ordem: Visão, Determinação, e Empatia.

 

https://www.flipsnack.com/teamlewis/new-rules-how-is-gen-z-changing-the-world-of-work.html?tpcc=nlceodaily

bottom of page