top of page
Buscar

Front-End Load (FEL) para Projetos


Front-End Load (FEL) para Projetos

Francisco Ruga - Sócio Executivo da DMS PARTNERS


O QUE É?

A Metodologia Front-End Load (FEL) é uma abordagem estruturada e sistemática de gestão e planejamento de projetos na indústria de engenharia, suprimentos e construção (EPC) que tem por objetivo garantir que os projetos de capital extensivo sejam concluídos com performance de sucesso, minimização de riscos dentro dos prazos acordados e dos orçamentos pactuados.


APLICAÇÃO

Normalmente é aplicada em projetos complexos e de grande custo de capital, especialmente nas indústrias de plásticos, borrachas, alimentos, bebidas, metalúrgica, mineração, química, petroquímica, farmacêutica, têxtil, máquinas e equipamentos, automobilística e refino.


ETAPAS

As etapas do Front-End Load destinam-se a ser utilizadas como um processo sistemático para o planejamento, gerenciamento e desenvolvimento dos orçamentos e cronogramas dos projetos. As etapas mais importantes do FEL são:


FEL 1: desenvolvimento de conceito de negócio

O objetivo da etapa é testar a ideia do projeto em relação aos critérios de investimento a uma estimativa de custo final do projeto de +/- 50%. Esta etapa inicia o processo de desenho e esboço dos requisitos do projeto.


  • O FEL 1 deve fornecer informações suficientes para criar a estrutura de um projeto taisncomo, mas não limitado: pesquisas de mercado, objetivos do projeto, previsões de produção e comercialização, análise da concorrência, parceiros, custo de capital, localização, infraestrutura disponível, seleção de alternativas de tecnologias, análises de riscos, critérios de saída entre outros.


GATE 1 – Decisão do Board sobre os objetivos, critérios, riscos e incertezas recomendando a revisão do conceito ou pela continuidade para próxima fase.


FEL 2: Projeto conceitual e estudo de viabilidade Esta etapa se concentra no desenvolvimento do escopo. O objetivo desta fase é estudar as opções identificadas e direcionar o projeto a uma opção, refinar as premissas, atualizar os dados econômicos e começar a definição do projeto.  A estimativa de custo final esperada é de +/- 25%.


  • O FEL 2 deve fornecer informações suficientes para criar a estrutura de um projeto tais como, mas não limitado: definição de alternativas de custo de capital, revisão nas projeções de mercado, estratégias comerciais, logísticas e financeiras, legislação ambiental aplicada, conceitos de segurança, riscos e saúde, desenvolvimento da tecnologia a ser utilizada, definição do time do projeto, avaliação de matéria prima disponível, definição do tamanho dos principais equipamentos, desenvolver estratégias de execução entre outros.


GATE 2 – Decisão do Board sobre definição real dos objetivos, riscos e incertezas

recomendando a revisão do projeto conceitual e/ou pela continuidade para próxima fase garantindo os alinhamentos e recursos necessários


FEL 3: Engenharia Básica / Detalhada

O objetivo da etapa FEL3 é desenvolver a engenharia básica na sua totalidade e um % da engenharia de detalhamento (depende da complexidade e custo do projeto), um plano de execução e a estimativa de custo detalhada para a alternativa selecionada na fase anterior (FEL2) entre +/- 10 a 15%.


  • O FEL 3 deve fornecer um projeto robusto com poucas incertezas e suficientes informações para estabelecer as estruturas de CAPEX para aprovação final antes de começar o EPC (engineering, procurement, construction) propriamente dito.


  • O FEL 3 deve disponibilizar uma série de atributos para um projeto de magnitude tais como, mas não limitado: CAPEX mais preciso, desenhos de engenharia de todas as disciplinas aprovados, layout de equipamentos, cotações de compra de equipamentos críticos (longo prazo de entrega), empresas de engenharia e construção, licenças aprovadas, plano de estratégias de engenharia, suprimentos e construção, cronograma de execução aprovado pelo cliente, time de projeto totalmente completo entre outros.


GATE 3 – Decisão do Board sobre definição de continuidade do projeto, com as seguintes aprovações: CAPEX, time de gestão, plano de financiamento, parceiros estratégicos e confirmação de previsões mercado/comerciais/produção sob a ótica de 3 cenários (pessimista, realista e otimista).


CONCLUSÃO

A metodologia FEL garante um estudo muito mais aprofundado nas fases iniciais do projeto, proporcionando uma visão detalhada antes de que a execução seja iniciada. Os principais benefícios são: reduzir custos, minimizar riscos, atender ao cronograma dentro dos prazos, sistema de aprovação diligenciado, alinhamento corporativo, comunicação transparente e obter sucesso ao final do empreendimento.

52 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Rated 5 out of 5 stars.

Excelente artigo abordando conceito e metodologia de trabalho para projetos complexos.

Like

Rated 5 out of 5 stars.

Mais um artigo de um tema super importante , principalmente para empresa que lidam com projetos complexos e de alto custo.

Like

Rated 5 out of 5 stars.

Material com muitas e boas informações. Conceitos e aplicações objetivas para permitir um entendimento e definiçoes importantes para o "Go Ahead" no projeto

Like
bottom of page