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“Identificando oportunidades de alavancagem do valor de sua empresa”


Edson Gissoni – Sócio Executivo da DMS PARTNERS


Um número significativo de executivos e proprietários de empresas, quando confrontados com o cálculo do valor econômico de suas organizações (“valuation”) ou mesmo com o valor ofertado por um potencial comprador ou investidor, seja em um processo formal de condução de uma operação de venda total ou parcial, ou apenas como curiosidade, se sentem decepcionados ou frustrados, pois esperavam um valor muito acima do que aquele resultante dos cálculos efetuados pelas técnicas reconhecidas do mercado como: Fluxo de Caixa Descontado e/ou Múltiplos de Mercado.


Esta decepção ou frustração, muitas vezes se deve ao fato que boa parte dos executivos ou proprietários de empresas, dedicam boa parte de seu foco e atenção principalmente aos indicadores financeiros da empresa (receita, lucro, volume de vendas, etc.), o que é

obviamente importante e impactam o valor da empresa, mas se esquecem de outras variáveis que possam estar gerando perda de valor ou percepção de risco na aquisição, no ponto de vista de um possível comprador ou investidor.


A abordagem sugerida pela Solução de Gestão aqui apresentada, visa apoiar os gestores de empresas a identificar possíveis detratores de valor econômico da empresa e potenciais oportunidades de alavancagem deste valor.


Como é realizado o processo de identificação de oportunidades de alavancagem de valor?


A partir da análise da situação atual da empresa em relação ao seu modelo de negócios e o seu valor econômico atual (“valuation AS IS”), são identificados os possíveis detratores que estejam impactando este valor, em seguida é elaborada uma revisão do plano de negócios atual de forma a contemplar a implementação de potenciais oportunidades de mitigação dos detratores e de melhorias que possam incrementar o valor da empresa.


Considerando como premissa a implementação das oportunidades de melhorias, calcula-se novamente o “valuation” da empresa, desta vez, no modelo “TO BE”.


Em quais situações as empresas deveriam conduzir um processo de identificação de oportunidades de alavancagem de valor?


• Quando existe uma percepção de baixo valor econômico da empresa, quando

comparado com outros “players” do mercado do mesmo segmento.


• Empresas com resultados financeiros positivos, mas com riscos operacionais que

quando refletidos no WACC (Custo Médio de Capital), elevam a taxa de desconto para

valores que reduzem o valor econômico final da empresa.


• Empresas com taxas de crescimento alta nos principais indicadores de

receita/margem, mas que não conseguem alcançar o mesmo impacto de crescimento

no valor econômico da empresa.


• Empresas onde as métricas de performance dos executivos gestores, não

necessariamente atendem os interesses dos sócios/proprietários.


Quais os principais benefícios de um processo de identificação de oportunidades de alavancagem de valor?


• Revisão do modelo de negócios da empresa de forma a atender a objetivos de

crescimento do valor da empresa e não apenas receita e margem.


• Geração de um plano de alavancagem com métricas e objetivos mais tangíveis e

voltados a resultados mensuráveis.


• Foco nos interesses do principais acionistas e proprietários.


• Preparação para uma futura operação de venda total ou parcial com maior

probabilidade de sucesso.


Qual o perfil de empresas que podem se beneficiar deste processo?


• Empresas de médio e grande porte, de todos os segmentos, com interesse de

aumentar o valor econômico da empresa para futura venda.


• Empresas com Acionistas e ou Proprietários com interesse em acompanhar e

monitorar não apenas métricas de resultados financeiros de curto prazo, mas

preocupados com a geração de valor de médio/longo prazo.


• Empresas interessadas em saber o seu valor econômico atual e potencial de

alavancagem de valor.


Como a DMS pode ajudar?


A DMS Partners e o seu time de sócios seniores, oriundos dos mais diversos segmentos

de indústrias e com sólido conhecimento em planejamento e modelagem de negócios,

bem como no processo de avaliação de valor econômico de empresas, possuem o

expertise necessário para identificar oportunidades de alavancagem do valor

econômico das empresas, de forma a proporcioná-las não apenas uma melhor

eficiência operacional, mas também que possam incrementar o seu valor econômico.


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